Inovar no Turismo

Depois do enorme impacto da pandemia na atividade turística global, é premente a implementação de estratégias que possam colocar novamente o setor do Turismo na senda do crescimento pré-COVID​ e, em simultâneo, preparar o futuro dotando-o de mecanismos para o tornar mais responsável, mais sustentável e mais resiliente. ​

Enquanto principal setor exportador de Portugal, o Turismo tem um contributo de peso para a recuperação do país, para a sua modernização e para o reforço da sua competitividade a nível europeu. Pelas suas caraterísticas e necessidade de interação com outras dimensões da economia (saúde, agroalimentar e bebidas, indústria, transportes, comércio, serviços), o setor é particularmente dotado para alavancar o desenvolvimento global da economia portuguesa.

O ano de 2019 foi o ano recorde, com quase 1.3M de brasileiros visitando Portugal. Com o impacto da pandemia e suas restrições no trânsito entre os países, em 2020, menos de 300 mil brasileiros visitaram Portugal. Em 2021, até julho, apesar do tempo de estadia média ter aumentado cerca de 25%, apenas 52 mil brasileiros visitaram Portugal.

O painel pretende abordar, tendo as pessoas e a inovação como centro da estratégia, quais as ações especificas que, a curto, médio e longo prazo, permitirão transformar o setor e posicioná-lo num patamar superior de criação de valor, contribuindo de forma expressiva para o crescimento do PIB e para uma distribuição mais justa da riqueza.

Participantes:

Bernardo Cardoso
Diretor
TURISMO DE PORTUGAL

Possui vasta experiência em marketing e há mais de 05 anos é o responsável direto pela promoção de Portugal como destino turístico em todo o território brasileiro.
Atuou em grandes empresas como a Cervejaria Heineken, Sagres, Budweiser, Amstel entre outras.
Reconhecido pela sua vasta experiência na produção de grandes eventos internacionais com destaque para “cases” realizados em Portugal, Espanha e no Brasil.

 

 

 

 

Mariana Aldrigui
Presidente do Conselho de Turismo
FECOMÉRCIO SÃO PAULO

Graduada pela USP – Universidade de São Paulo (SP) como Bacharel em Turismo, onde atualmente é Professora da disciplina.
É mestre em Ciências da Comunicação e Doutora em Geografia Humana, títulos estes também obtidos também na USP – São Paulo (SP).
Possui atuação destacada nas áreas de políticas públicas de turismo; turismo em cidades globais e educação para o turismo. Atualmente, integra a lista das personalidades mais influentes do Turismo do país, reconhecimento atribuído pela Panrotas e ELO.