Inovar na tradição – Alimentos e bebidas

 

O setor de Alimentos e Bebidas inclui alguns dos produtos onde Portugal é percecionado como origem de qualidade e diferenciação, tal como o vinho, azeite, bacalhau ou a pêra portuguesa.

Esse setor, aliás, é responsável pelo maior volume de trocas comerciais entre Portugal e Brasil e em franco crescimento ao longo dos últimos anos. Se, em 2016, 52,6% (cerca de 280M euros) do total das importações brasileiras correspondiam a esta fileira, em 2020, até julho, o mesmo valor já respondia por 58,7% (quase 430M euros). Historicamente, estes produtos portugueses sempre foram recebido no mercado Brasileiro com muito carinho devido ao seu cariz tradicional.

Este painel pretende apresentar de que forma um setor com raízes tão tradicionais – e aparentemente com um modo de produção fechado, rígido e estático – se consegue adaptar às exigências atuais das empresas globais, incorporando inovação para incrementar a qualidade, sem nunca deixar de manter presente a portugalidade característica de sua origem.

Participantes:

Carlos Corrêa
Superintendente
APAS – ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SUPERMERCADOS

Graduado em administração de empresas com ênfase em finanças pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado – São Paulo (SP).

Pós-graduado em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing – São Paulo (SP).
Cursou MBA em Administração de Varejo pela FIA-USP – Universidade de São Paulo (SP).
Trabalhou em diversas instituições financeiras e atua há mais de 20 anos no segmento de varejo.

 

 

 

 

Frederico Falcão
Presidente
VINIPORTUGAL

Enólogo com experiência internacional e Confrade em diversas confrarias de renome internacional.
Licenciado em Engenharia Agrícola, pela Universidade de Évora – Portugal e Pós-graduado em Enologia pela Associação para a Escola de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto – Portugal.
Foi o representante de Portugal na Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) entre 2012 e 2018. Desde 2013 é Membro do Conselho Consultivo Internacional da Vinífera Euro Master.

 

 

 

José Maria Freitas
Presidente
ANICP – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS INDÚSTRIAS DE CONSERVAS DE PEIXE

Licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto – Portugal.
Em 1994 iniciou a sua atividade empresarial com a constituição da empresa FREITASMAR com sede na cidade de Olhão – Portugal onde atualmente é o CEO.
É também, CEO das empresas COFISA sediada na cidade de Figueira da Foz e também da empresa VASCO DA GAMA localizada em Vila Nova de Gaia, ambas em Portugal.