Inovação Sustentável e Mobilidade

Inovação sustentável pode ser considerada a construção de soluções, conceitos e práticas que contribuem para o equilíbrio entre o meio ambiente e a coesão económica e social. Perante os desafios que as empresas enfrentam diariamente, a especialização produtiva em atividades intensivas em conhecimento e com maior valor acrescentado é obrigatória, numa cooperação dinâmica e coordenada entre os atores públicos e privados para aumentar o investimento em pesquisa, inovação e desenvolvimento.

No caso de Portugal, a inovação tem sido um dos elementos que mais tem contribuído para melhorar a sua imagem a nível internacional. A qualidade das infraestruturas tecnológicas, a competência das entidades e o talento dos recursos humanos não só contribuem para o aparecimento de inúmeras soluções Made in Portugal, como trouxeram investimento de grandes grupos internacionais que estabeleceram a sua atividade no País.

Neste painel, colocaremos o foco na parceria entre a Embraer e a EDP. A colaboração entre estas entidades na área de soluções de mobilidade aérea urbana procura criar projetos de infraestrutura para a aplicação comercial de aeronaves elétricas de descolagem e pouso vertical (eVOLT), onde a sustentabilidade assume papel fundamental.

Participantes:

Andrea Salinas
Diretora de Inovação
EDP Brasil

Graduada em Tecnologia da Informação, possui MBA em Marketing e Business Management pela Fundaçao Getúlio Vargas (FGV), além de especialização em Neurobusiness na mesma entidade.
Com mais de vinte anos de experiência nos segmentos mídia, entretenimento, bens de consumo e digital, assumiu em 2020 a diretoria de Inovação e Ventures Capital da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico.
Além disso, desde 2021 é responsável pela área de Marketing da EDP Smart, divisão que reúne o portefólio de soluções em energia da EDP.

 

 

Daniel Moczydlower
CEO
Embraer X

Graduado em Engenharia Química com grau de dignidade acadêmica magna cum Laude pela Escola de Química da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ);
Mestre em Modelagem, Simulação e Controle de Processos pela COPPE/UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ); Em 2013, assumiu a presidência da Unidade de Negócios EMBRAER Sistemas, posteriormente incorporada pela subsidiária ATECH S.A., na qual permanece como membro do Conselho;
Em 2017, assumiu a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico da EEMBRAER e dois anos depois foi nomeado Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Tecnologia;
Em 2020 assumiu a posição de CEO da EMBRAER X, empresa de inovação disruptiva da EMBRAER, onde é responsável também pelas áreas de Inovação Corporativa, Transformação Digital e Desenvolvimento de Novos Negócios da Embraer S.A.